- Área: 303 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
-
Fabricantes: Masisa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de segunda residência destinada fundamentalmente ao lazer e socialização em um dos condomínio da praia ao sul de Lima é uma oportunidade de reinventar um protótipo histórico: a Maison Domino de Le Corbusier.
As normas de edificação para o pequeno lote semi-isolado de 15x8 inserido num oásis tropical, permitiam a construção de uma residência térrea e cobertura habitável para assegurar os prazeres essenciais: sol, espaço, vegetação e as vistas sobre a paisagem desértica entre a Ilha de Asia e as estribações costeiras dos Andes.
O uso recreativo da residência propõe a estratificação programática do projeto: externo durante o verão e íntimo durante o inverno. Desta maneira, a proporção dos recintos públicos são distribuídos hierarquicamente em dois modos: o expandido que abrange o terraço na cobertura, e o compacto, que possui seu módulo mínimo no nível intermediário do primeiro nível.
A localização do lote, distante da praia e rodeado por um pequeno bosque, outorga certa privacidade natural a seus usuários, o que permitiu projetar seus fechamentos com transparências, concordante com o caráter aberto de seus proprietários e a necessidade de contar com um sistema passivo de manejo térmico que funciona através do controle de isolamento e ventilação da massa de concreto.
A expressão racionalista que transmite a ordem da estrutura modular de colunas e vigas de ferro e as lajes de concreto, assim como os elementos secundários de vedação, são equilibrados com a expressão orgânica da escada helicoidal. Elemento de circulação vertical que cobra protagonismo por contraste, como um objeto de reação poética de ressonância marina. Um contraponto entre o ortogonal e o sinuoso.